Inicio

Brasil lidera ranking de igualdade de gênero na ciência

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Brasil lidera ranking de igualdade de gênero na ciência-0

Depois de um 8 de março conturbado, cheio de declarações polêmicas de tudo quanto é lado, enfim uma boa notícia: o Brasil é líder em igualdade de gênero na ciência, ultrapassando países como Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia. 

Os resultados foram divulgados após uma pesquisa global realizada pela Elsevier, uma das maiores editoras médico-científicas do mundo. 

O estudo levou em consideração 12 países, incluindo toda a União Europeia (contada como um só). O Brasil se destacou por ter reparado um desequilíbrio histórico entre homens e mulheres na ciência. A proporção de artigos científicos publicados por mulheres aumentou 11% no país nos últimos 20 anos. As brasileiras hoje são responsáveis por nada menos que 49% de tudo que é produzido por aqui – isso  numa área que mundo afora ainda é dominada pelos homens. 

Nos Estados Unidos e Reino Unido a proporção é de 40%. Na União Europeia, 41%. Japão vem na lanterna, com apenas 20% de participação feminina na ciência. 

As inventoras também estão fazendo bonito por aqui, embora o número, em termos de equilíbrio, ainda seja baixo. No Brasil, 17% das invenções partiram de mulheres. Nos EUA, por exemplo, esse número não chega a 14%. No Reino Unido e na União Europeia, 12%. 

Infelizmente, a luta das mulheres ainda está longe de acabar. O parlamento brasileiro é composto por 90% de homens. Eles também estão nas principais funções executivas. É um país com taxas de feminicídio alarmantes, sem falar que as brasileiras ainda têm menos escolaridade e salários mais baixos que seus colegas do sexo oposto. 

 


Fonte: Forbes 

Imagem: Shutterstock