Todos os horários+horarios
MAIS LIFETIME

Novas Barbies chegam para combater o estigma das deficiências físicas

No próximo semestre devem chegar ao mercado novas Barbies: uma que vem na cadeira de rodas e outra com uma prótese na perna. 

A coleção faz parte da linha Barbie Fashionistas e quer oferecer às crianças representações diferentes de beleza. 

A inspiração para as bonecas surgiu após uma inusitada colaboração com o ativista dos direitos das pessoas com deficiência, Jordan Reeves, de apenas 13 anos. Ele nasceu com uma má formação no braço esquerdo e ajudou a Mattel a pensar na Barbie com prótese na perna, que pode ser retirada para dar uma experiência mais realista. 

Em comunicado, a empresa afirmou que “como marca, temos que elevar o debate em torno das deficiências físicas. Incluímos essas bonecas nas nossas linhas para mostrar que beleza é multidimensional”. 

A empresa planeja agora construir uma Casa da Barbie com acessibilidade, com rampas para cadeiras de roda. 

Curt Decker, diretor da Rede de Direitos para Pessoas com Deficiência (National Disability Rights Network) dos EUA reforçou a importância simbólica da nova linha de bonecas: “Um grande ícone como a Barbie deve ser capaz de demonstrar que há diferentes tipos de pessoas. Assim, as crianças vão poder ver que não há nada de errado com essas pessoas”. 

No mundo, estima-se que um bilhão de pessoas tenham algum tipo de deficiência. Já está mais do que na hora de elas se verem representadas na cultura, nos brinquedos, produtos e tudo mais que nos cerca. 

Além de bonecas que representam deficiência física, a linha Fashionistas também traz outros tipos de corpo (com busto menor, cintura mais larga ou braços mais definidos) e cabelos em diferentes estilos. 

O próximo passo da Mattel será criar uma linha de casamento igualitário. 


Ela decide solucionar o assassinato de seu marido, mas nem desconfia de que sua vida estará por um fio. ESPOSA INFILTRADA - nesta sexta, às 22h20 no Lifetime Movies!


Fonte: CNN | Imagem: @Barbie/Instagram/Reprodução