17:00 hs
DANCE MOMS
18:00 hs
PASSIONAIS
18:25 hs
PASSIONAIS
Todos os horários+horarios
MULHERES PROTAGONISTAS

Esta pequena grande mulher está pronta para causar uma revolução no mundo do design

Quem disse que é preciso ser alta para estar na moda? A incansável Sinéad Burke tem pouco mais de um metro de altura (“um metro e CINCO”, como ela costuma frisar), mas está pronta para dar o pontapé gigantesco que irá revolucionar não apenas o mundo da moda, mas tudo o que pode ser adaptado para pessoas com estaturas e formatos diferentes.

Desde muito jovem, Burke tem sido uma voz ativa contra a indústria da moda, que é pouco inclusiva. Além de criar um blog, fundou um coletivo para tratar exclusivamente de design para diferentes públicos. 

A ideia: desafiar designers a pensar na diversidade de formatos humanos, trabalhar com pessoas com deficiência e encontrar soluções para os problemas mais comuns.

 “A estética é importante. Se você olhar para os produtos direcionados ao público com deficiência, vai ver que são horríveis”. 

Burke está se transformando numa das grandes porta-vozes da inclusão. A palestra que deu no TED, sobre acessibilidade para pessoas de baixa estatura, tem feito um sucesso estrondoso no mundo todo. 

Nela, além de tratar o design como um canal para incluir e dar dignidade a todos, conta como tem dificuldade para executar as tarefas mais banais, como ir a uma cafeteria: 


“Quando chega a minha vez na fila, o caixa chama pelo próximo cliente e continua a chamar, sem me ver ali atrás do balcão alto. Até que a pessoa atrás de mim aponta minha existência. Fica um clima de constrangimento geral. Aí vou pegar o café e adivinha onde eles entregam a xícara? No mesmo balcão, o qual eu mal alcanço. Ou seja: mesmo tomar um café pode se tornar uma experiência perigosa”. 


Nova temporada de PEQUENAS GRANDES MULHERES: DALLAS! Toda segunda, 22h. 


Fonte: Telegraph 
Imagem: Facebook/Reprodução