Todos os horários+horarios
MAIS LIFETIME

Conheça Yalitza Aparicio, a primeira mulher indígena a ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz!

Além de emocionar todo mundo que assistiu “Roma”, Yalitza Aparicio fez história no mundo do cinema. 

Aos 25, a atriz que interpreta a empregada doméstica Cleo no drama de Alfonso Cuarón, é a primeira mulher de origem indígena a ser indicada ao Oscar na categoria Melhor Atriz.

O curioso é que até chegar onde chegou, Yalitza nem imaginava que poderia estrelar um filme. Ela participou da seleção meio desacreditada, e quando soube que havia sido escolhida, pediu um tempo para pensar: havia recém-terminado seu curso de licenciatura e precisava conversar com a família antes de decidir. 

Ainda bem que ela resolveu fazer o filme!

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Alfonso Cuaron (@alfonsocuaron) on Dec 15, 2018 at 3:20pm PST

Yalitza agora ostenta uma indicação histórica, que lança luz a um povo historicamente sub-representado nos meios de comunicação em geral.  

Outros nativos já foram indicados ao Oscar, mas ambos homens e provenientes dos Estados Unidos ou Canadá: Dan George por sua atuação coadjuvante em Pequeno Grande Homem; Graham Greene também como coadjuvante por Dança com Lobos, em 1991; Buffy Sainte-Marie, que até hoje é a única mulher indígena a ter recebido um oscar de Canção Original, em 1983. 

 
 
 
View this post on Instagram

A post shared by Alfonso Cuaron (@alfonsocuaron) on Nov 17, 2018 at 1:24pm PST

Numa entrevista ao New York Times, Yalitza disse que está “quebrando o estereótipo de que indígenas não capazes de certas coisas por causa da cor da pele. Essa indicação abre portas para outras pessoas buscarem o mesmo e saberem que podem, sim, fazer de tudo”. 

A cerimônia do Oscar 2019 acontece no dia 24 de fevereiro e desde já estamos torcendo por Yalitza!


Quando a Academia Americana de Ballet abre uma competição para contratar os melhores bailarinos, Bella finalmente terá a oportunidade de brilhar! SOB A LUZ DA FAMA: ACAMPAMENTO DE DANÇA - nesta sexta, às 22h20!


Fonte: Teen Vogue | Imagem: Instagram/@AlfonsoCuaron