Todos os horários+horarios
MAIS LIFETIME

Conheça a incrível história de Hedy Lamarr, a atriz que inventou o Wi-Fi

Ainda que sua história seja praticamente desconhecida, Heddy Lamarr foi uma renomada atriz e inventora austríaca, naturalizada nos Estados Unidos que, além de protagonizar o primeiro nu e simular o primeiro orgasmo da história do cinema, inventou um sistema de comunicação sobre o qual se baseiam o Wi-Fi, o Bluetooth e outras tecnologias sem fio.

Nascida em Viena, Hedy demonstrou uma grande inteligência e criatividade desde cedo, quando surpreendeu seus professores da escola, que a consideravam superdotada. Sua criatividade foi tanta que o dia 19 de novembro, data de seu nascimento (em 1914), foi escolhido para se comemorar o Dia do Inventor.

Depois de se casar com um empresário do segmento bélico, ligado ao nazismo, e de suportar quatro anos de reclusão em seu próprio lar, Hedy decidiu fugir. Para isso, tramou um plano digno de um filme de espionagem, e escapou para Paris disfarçada de criada, sem que nenhuma autoridade a advertisse pela manobra. 

De Paris, viajou para Londres, e dali aos Estados Unidos, após vender algumas joias com as quais havia conseguido escapar. Durante a travessia marítima que a levaria a Hollywood, conheceu Louis B. Mayer, empresário da Metro Goldwyn Mayer, e já desembarcou com um contrato de sete anos. 

A atuação, no entanto, não a satisfazia completamente e Hedy sempre reservava algum tempo para as ciências aplicadas. Foi assim que, em 1942, ela patenteou um método de comunicação secreto para impedir a detecção dos torpedos lançados pelas tropas aliadas durante a Segunda Guerra. 

A ideia se baseou em um conceito absolutamente novo: se a comunicação podia ser estabelecida de tal modo que tanto o transmissor como o receptor passassem simultaneamente de uma frequência a outra, então ninguém poderia interceptá-la. Ainda que não tenha sido aplicada na Segunda Guerra, os Estados Unidos a utilizaram na crise dos mísseis, em Cuba, no ano de 1962. 



Aproveite para rever a temporada mais recente de JANE THE VIRGIN. Toda quarta, a partir das 20h40, com dois episódios seguidos!

 


Fonte: Muy Historia