Inicio

Ela venceu a bulimia e agora ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo

Momento Lifetime
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Ela venceu a bulimia e agora ajuda outras pessoas a fazerem o mesmo-0

Mirian Bottan tem 30 anos e passou exatamente metade da sua vida – 15 anos – vomitando tudo o que comia. 

 

Mirian sofria de bulimia, um transtorno alimentar caracterizado pela ingestão excessiva de comida e, na sequência, a indução ao vômito para se livrar de tudo aquilo – inclusive da culpa por ter perdido o controle.

 

 

A post shared by Mirian Bottan (@mbottan) on May 29, 2017 at 9:33am PDT

 

Na fase mais crítica do transtorno, chegava a vomitar seis vezes ao dia. “É feio, é sujo, é pesado… e por isso ninguém quer falar sobre, muito menos admitir que faz.”, disse em seu blog


O problema de Mirian começou aos 13 anos. Sofrendo de ansiedade, começou a comer com mais frequência. Ganhou peso e se sentiu culpada. Daí até o primeiro vômito autoinduzido foi um pulo.  Três anos depois, já pesava 39 quilos. Metade do cabelo caiu, a pele murchou, as glândulas salivares inflamaram e às vezes botava comida para fora até o esôfago sangrar. 


O problema rendeu a Mirian uma reprovação na escola e a exclusão de toda a vida social que conhecia. “Onde quer que eu estivesse, precisava voltar pra casa correndo pra vomitar”.  

 

 

A post shared by Mirian Bottan (@mbottan) on Jul 28, 2016 at 8:12am PDT


A reviravolta só veio em 2014, quando descobriu que não era a única a sofrer com o problema e buscou ajuda em um grupo de apoio. “Depois de tantos anos, mesmo depois de muita análise, eu ainda não sabia disso, assim como muita gente por aí ainda não sabe”. 


Não foi um processo fácil. Mirian estava infeliz com o corpo, flácido e fraco com tantos anos de sofrimento. Depois de muito tratamento e acompanhamento profissional, foi, aos poucos, encontrado uma nova forma de se relacionar com a comida e combinar a nova fase de vida com musculação e exercícios aeróbicos. 


Hoje Mirian presta apoio às pessoas que sofrem do mesmo problema. Usa sua conta no Instagram para inspirar meninas e meninos que têm transtorno alimentar e abriu um canal super simples e eficiente de comunicação com eles: o e-mail  [email protected].

 


Fonte: Medium

Imagens: Mirian Bottan/Instagram/Reprodução