Inicio

Conheça Frances Allen, a primeira mulher a ganhar o “Nobel da informática”

Mulheres Protagonistas
Por Lifetime Brasil el 23 de July de 2022 a las 00:30 HS
Conheça Frances Allen, a primeira mulher a ganhar o “Nobel da informática”-0

A história da computação está repleta de mentes brilhantes: Steve Jobs, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Larry Page, Sergey Brin… A lista segue, mas, quantos homens mais precisamos mencionar para que finalmente apareça um nome feminino?

Não é preciso ser um gênio do sistema binário para saber que a presença feminina nesse segmento sempre foi escassa. Diante dessa realidade, não podemos evitar a pregunta: será que as mulheres não gostam tanto de computadores?

Para responder a essa dúvida, basta prestar atenção em Frances Elizabeth Allen. Essa cientista norte-americana foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Turing, entregue todos os anos pela Associação para Maquinaria da Computação, considerado o Nobel da informática. 

Allen nasceu em um pequeno povoado do estado de Nova York, nos Estados Unidos, em 4 de agosto de 1932. Após obter um mestrado em Matemática e continuar sua educação na Universidade de Michigan, ela começou a trabalhar na reconhecida empresa de tecnologia IBM. 

O que no início foi um simples emprego para pagar a volumosa dívida de seus estudos universitários logo se transformou em uma carreira de sucesso de quase meio século, durante a qual realizou importantíssimas contribuições à computação atual, além de receber diversos prêmios e honras. Em 2006, conquistou o Prêmio Turing, rompendo a barreira de gênero existente desde a criação da honraria, quatro décadas antes. Seguiram-se a ela Barbara Liskow, em 2008, e Shafrira Goldwasser, em 2012.

Em respeito à falta de mulheres em seu meio, Frances acredita que “é preciso quebrar muitas paredes que ainda existem nos dias de hoje”, mas confia que “as mulheres se interessarão pela ciência da computação”. 

 

Não perca DANCE MOMS. Sexta, 22h.


Fonte: Universia 
Imagem: Wikinformatica/Reprodução